Vinho português: Pedro Henrique Ramos diz que o país pode crescer muito

“Acredito totalmente no potencial de Portugal”

Em 2014, Pedro Henrique Ramos e a mulher decidiram mudar-se para Portugal para estudar o vinho português. “Olha, vamos estudar lá fora, vamos apanhar mais conhecimento e vamos ver no que dá. Qualquer coisa, podemos voltar com mais conhecimento ou, se der certo, lá [Portugal] ficamos”, conta.

No Brasil, trabalhava na área de marketing, mas sempre foi um apaixonado por vinho, no geral — e o vinho português sempre fez parte da sua vida. “Os meus avós eram portugueses, então o meu pai sempre teve essa tradição intrínseca do vinho”, revela.

 

Uma boa oferta para a dimensão do país

Ao comparar com o Brasil, Portugal é de facto um país pequeno, mas, considerando a “quantidade de oferta em vinho”, Pedro Henrique Ramos diz que em nada fica atrás. E foi por isso que cá foi ficando, sempre a trabalhar nesta área.

Paralelamente, apaixonou-se pelas várias características de Portugal. “Como todo o bom vinho pede boa comida, sou realmente um apaixonado pela culinária portuguesa”, diz.

Mas Portugal, para Pedro Henrique Ramos, não é só comida e bebida, é também um sítio bom para viajar, dada a diversidade de paisagens. “A gente gosta bastante de praia, vamos para o sul, para o Algarve. Quero montanha, subimos para o norte, vamos para perto da Serra da Estrela. Quero lagos, rios, vamos ao Gerês, vamos ao Douro.”

Tal como em relação ao vinho, também aqui a dimensão do país em nada reflete “a diversidade de opções inacreditáveis”.

 

Saltando de país em país

Originalmente de Belo Horizonte, Pedro Henrique Ramos já viveu em vários sítios do Brasil, mas também fora do Brasil. Mas foi no Rio de Janeiro que viveu mais tempo de seguida.

Ao comparar a sua vida aqui com a vida lá, diz que é bastante diferente. “Aqui tenho uma vida muito mais tranquila, quando se compara ao Rio de Janeiro, por exemplo”, destaca.

Para uma família de recém-casados, Portugal é bastante mais económico do que o Brasil. ”No Rio de Janeiro, tem de se ganhar muito dinheiro para poder pagar escola particular, saúde, tudo mais”, diz, acrescentando: “Foi um pouco mais fácil fazer essa nova vida a dois.”

 

O futuro em Portugal

Atualmente, para além de trabalhar como sommelier num restaurante, Pedro Henrique Ramos desenvolveu, em conjunto com a mulher, “um projeto para falar sobre vinhos na Internet, especialmente no Instagram (@pedrones_somm)”.

No futuro, acredita que se possa vir a desvincular da restauração e focar-se, por exemplo, num curso de vinhos. “Acho que se não estiver cá em Lisboa, quiçá para o norte, viver numa quinta onde eu possa ter o contacto com a vinha em si.”

Está a pensar numa mudança para Portugal?

De que preciso para comprar casa?

Ler artigo

O parceiro certo para financiar a sua casa

Saber mais