Aveiro, Portugal: vantagens em escolher esta cidade para morar

A sua Ria inspirou o escritor Saramago, que a descreveu como um “corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração” e encantou o cantor Caetano, que lhe dedicou o tema “Menina da Ria”. Referimo-nos a Aveiro, em Portugal, e explicamos-lhe por que motivos vale a pena viver nesta cidade.

Também conhecida por Veneza de Portugal, Aveiro é uma cidade de Portugal, localizada na região centro e ponto de partida da Costa de Prata. Capital de distrito de 19 municípios, fica a menos de uma hora de distância do Porto e ainda a menos de Coimbra e garante uma qualidade de vida bastante diversa da que encontramos nas principais metrópoles do país.

Detentora de uma impressionante beleza arquitetónica e natural, goza também de uma boa oferta ao nível de infraestruturas nas áreas da saúde, da educação, de segurança, lazer e de oferta profissional, conseguindo manter a qualidade de vida própria das típicas cidades do interior.

As vantagens de viver em Aveiro

  • É uma cidade fácil de percorrer e com uma oferta rica e diversificada

Aveiro é uma cidade plana, sem colinas ou escadarias infindáveis, que pode ser percorrida a pé ou de bicicleta muito facilmente e que por isso convida aos passeios, aos encontros e ao convívio liberto de qualquer tipo de stresse. Vale a pena passear pelo centro histórico da cidade, junto aos canais e apreciar as construções de Arte Nova, visitar o Mercado do Peixe e beber um café junto à Praça 14 de Julho a apreciar o coração da cidade. Claro que há que aproveitar a proximidade da praia e desfrutar de um passeio junto às casas coloridas da Costa Nova, obrigatório para compreender este destino onde a pesca marcou a tradição e para apreciar todo o cenário distinto que a cidade oferece e que é absolutamente único no país. A Praia da Barra destaca-se pelo farol que é um dos mais altos de Portugal e que assinala o ponto onde a Ria se envolve com o mar. Para os apreciadores de praias quase selvagens, a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto é uma boa alternativa.

Há muita diversidade na oferta de entretenimento, sendo outro exemplo o passeio de moliceiro junto ao canal central. Estas embarcações resultam da época em que o moliço (alga que depois de tratada servia de adubo) era ainda apanhado. Com pinturas curiosas e sempre muito humorísticas, é dos moliceiros que podemos obter algumas das melhores vistas sobre Aveiro e as casas coloridas que lhe são tão típicas. Continue-se o passeio e desfrute-se a seguir dos passadiços de Aveiro, que garantem uma maior proximidade com a natureza num percurso de cerca de 7,5 quilómetros e do estuário com toda a sua exuberância de flora e fauna, guardando-se ali o encerrar do dia para apreciar um magnífico pôr do sol.

  1. A qualidade da gastronomia

Também na gastronomia, Aveiro destaca-se do resto do país, a começar pelo próprio sal que ali se produz há já muito tempo. Aposte-se ainda no peixe fresco e nos frutos do mar, de qualidade inigualável. Os ovos-moles, atração que chama a atenção de todo o território sobre esta cidade, são a cereja no topo do bolo de um dia em passeio por Aveiro, juntamente com as tripas de Aveiro.

  1. A sua oferta de ensino é ímpar e destaca-se além-fronteiras

Tanto em quantidade como em qualidade, Aveiro é uma das melhores cidades para famílias que procuram a estabilidade e a qualidade de ensino dos seus filhos. Destaque para a Universidade de Aveiro, que de acordo com o Center for Worlds University Rankings, no ano letivo de 2021/2022, ficou classificada entre as seis melhores de Portugal, e que aposta num ensino diferenciado com foco nas áreas de inovação, detendo ainda parcerias com universidades internacionais para a realização de projetos de investigação científica. Por outro lado, também o ensino básico é de qualidade, existindo em Aveiro bastante oferta ao nível de escolas públicas e privadas.

  1. O custo de vida é consideravelmente mais baixo do que noutras cidades

Um dos benefícios de morar em Aveiro será, obviamente, a redução do custo de vida comparativamente com cidades como Lisboa ou o Porto, no que toca às despesas com serviços, alimentação e arrendamento.

  • Bom nível de empregabilidade

Com um forte índice de desenvolvimento, Aveiro tem como áreas fortes a produção naval e de sal, constituindo um ponto de referência ainda em termos turísticos. O setor dos serviços e do turismo são, na realidade, áreas em crescimento e que poderão constituir uma oportunidade para quem procura construir uma carreira sólida. A existência de fábricas também garante a abertura de vagas no setor da indústria, tal como acontece com o setor ferroviário e portuário e ainda com a área do ensino através da Universidade de Aveiro.

  1. Aveiro como porto seguro e de grande tranquilidade

Aveiro é uma cidade segura sem elevados índices de criminalidade. Vive, antes, dias animados graças ao elevado número de estudantes ali residentes e também à presença de turistas que agora regressam ao nosso país e que trazem à cidade aquele movimento saudável de um lugar em permanente crescimento e desenvolvimento, mas que sabe manter a sua pacatez. O crescimento apresentado por esta cidade do centro tem vindo até a revelar um crescimento da qualidade de vida e ainda do contexto empresarial e cultural, também traduzido na corrida em que Aveiro entrou para obtenção do estatuto de Capital Europeia da Cultura 2027.

  1. Serviços de saúde relativamente bons

Embora Aveiro não constitua um ponto de referência nacional em termos de serviços de saúde, dispondo no entanto das respostas habituais de uma cidade desta dimensão, a verdade é que se encontra localizada numa estratégica proximidade com as cidades do Porto e de Coimbra.

Para mais informações:
https://www.ua.pt/pt/viver-aveiro
https://www.cm-aveiro.pt/

Está a pensar numa mudança para Portugal?

De que preciso para comprar casa?

Ler artigo

O parceiro certo para financiar a sua casa

Saber mais