O que fazer em Lisboa: as apps que o vão ajudar a conhecer a capital

Com tanta coisa a acontecer, nem sempre é fácil decidir o que fazer em Lisboa. Para lhe facilitar a vida nesta nova aventura, aqui ficam algumas aplicações móveis que o vão ajudar a decidir onde, quando e como visitar os vários pontos de interesse da cidade.

Lisboa CooliOS ; Android

Tendo em conta a variedade de atrações turísticas em Lisboa, o mais difícil será escolher onde ir primeiro. Para o ajudar nesta árdua tarefa, há a aplicação Lisboa Cool, onde poderá encontrar informação detalhada sobre os eventos do momento e os locais mais cool da capital portuguesa. Para que a experiência seja personalizada, a app faz-lhe algumas perguntas para perceber os seus interesses. Além disso, tem uma funcionalidade que permite criar o seu próprio itinerário – algo especialmente importante para as pessoas que gostam de marcar todos os lugares a visitar, antes de arrancarem numa nova aventura.

Idiomas: Português, Espanhol, Inglês

JUMP – iOS ; Android

Apesar de ser “A Cidade das Sete Colinas”, Lisboa tem muitos espaços planos, especialmente na zona ribeirinha. Aqui há perto de 20 quilómetros de ciclovia, que se estendem desde Belém — local com vários pontos de interesse turístico — até ao Parque das Nações, onde, entre outras coisas, poderá visitar o Oceanário. E, se não tiver a sua própria, pode alugar as bicicletas JUMP, da empresa norte-americana Uber. Para além de cobrirem 90% do município lisboeta, as mais de 700 bicicletas disponíveis na cidade de Lisboa são elétricas – um ótimo apoio para quem não é um atleta ou para quem comeu demasiados pastéis de nata. O aluguer pode ser feito diretamente através da app da Uber e é definitivamente uma ótima maneira de conhecer a capital portuguesa.

Idiomas: Português, Alemão, Búlgaro, Checo, Chinês simplificado, Chinês tradicional, Coreano, Croata, Dinamarquês, Eslovaco, Espanhol, Estónio, Finlandês, Francês, Grego, Hebraico, Hindi, Holandês, Húngaro, Indonésio, Inglês, Italiano, Japonês, Letão, Lituano, Norueguês bokmål, Polaco, Romeno, Russo, Sueco, Swahili, Tailandês, Turco, Ucraniano, Urdu, Vietnamita, Árabe

CitymapperiOS ; Android

Para os dias mais cinzentos, uma boa alternativa para conhecer Lisboa é através dos transportes públicos. Podíamos dizer-lhe para instalar as apps dos comboios, do metro, dos autocarros, do elétrico ou até mesmo dos barcos — caso queira conhecer a Margem Sul (região a sul de Lisboa, para lá do Tejo) —, mas não faz sentido, tendo em conta que existe a Citymapper. Nesta aplicação não só encontra informação sobre todos os transportes disponíveis em Lisboa, como também lhe são fornecidos os melhores trajetos para o seu destino. Tudo isto numa interface intuitiva que muda consoante o local onde se encontra. Se estiver no metro, por exemplo, a app vai apresentar-lhe o mapa do metropolitano de Lisboa. No fundo, é como se tivesse um assistente virtual especialista em transportes no seu smartphone.

Idiomas: Português, Alemão, Chinês simplificado, Chinês tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Holandês, Inglês, Italiano, Japonês, Russo, Turco

ZomatoiOS ; Android

E se lhe dissermos que Lisboa é muito mais do que pastéis de nata e bacalhau? Poderá ficar espantado com a variedade de restaurantes que encontra dentro e fora das zonas turísticas, que costumam oferecer pratos comuns a preços elevados. Por isso, conte com a Zomato para o ajudar a embarcar numa descoberta de novos sabores. A app inclui críticas dos utilizadores, fotografias, os menus, os preços e a localização dos restaurantes.

Idiomas: Português, Checo, Eslovaco, Espanhol, Indonésio, Inglês, Italiano, Polaco, Turco

Hole 19iOS ; Android

É um praticante de golfe? Se sim, esta aplicação é para si. Concebida a pensar no slogan “feito por golfistas para golfistas”, a Hole 19 é uma app portuguesa que promete levá-lo a conhecer os melhores campos de golfe de Lisboa (e do mundo). Além disso, inclui também outro tipo de funcionalidades igualmente recomendáveis, como as dicas para melhorar o seu desempenho, o GPS que o segue dentro de campo e uma agenda com os eventos locais destinados a praticantes deste desporto.

Idiomas: Inglês, Catalão, Dinamarquês, Holandês, Finlandês, Alemão, Italiano, Japonês, Coreano, Português, Espanhol, Sueco

Lisbon Street ArtiOS ; Android

A arte em Lisboa não se encontra apenas nas estátuas, nos grandes castelos ou nos mosteiros. Encontra-se também nas paredes de prédios que foram reabilitados, na calçada ou até mesmo em esculturas. Assim, os trabalhos de artistas como o internacional Vhils podem ser encontrados através da Lisbon Street Art, uma app que o leva a conhecer os recantos que passam muitas vezes despercebidos. São mais de 160 locais decorados com arte urbana.

Idiomas: Português, Inglês

Está a pensar numa mudança para Portugal?

Como posso ter benefícios fiscais?

Saber mais

De que preciso para comprar casa?

Saber mais