Poupe tempo para as coisas importantes em Portugal

Saber mais

Empresas francesas em Portugal: quais são as que existem e onde estão?

Se está de malas aviadas para se mudar para Portugal, fique a conhecer as empresas francesas em Portugal e quais os setores com maior atividade no país.

Os franceses que estão de mudança para Portugal não deverão ter dificuldades em encontrar trabalho no país. Além das muitas empresas francesas em Portugal, há ainda outras grandes multinacionais estrangeiras, como a Microsoft ou a Google — que está a preparar a abertura de um centro em Oeiras com 500 novos postos de trabalho — com serviços no país.

Há cerca de 750 empresas francesas em Portugal

Portugal tem sido um destino de investimento para muitas companhias francesas. Segundo a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa, estima-se que haja cerca de 750 firmas com capitais franceses em Portugal, que empregam perto de 60 mil pessoas.

As companhias francesas do setor automóvel são um dos grupos com maior expressão em Portugal. Firmas como o Groupe PSA, que tem na sua fábrica de Mangualde um centro de produção de veículos ligeiros, ou a Renault, que mantém em Cacia a produção de componentes automóveis, estão no país há várias décadas e empregam centenas de pessoas.

Com 620 colaboradores em Portugal, a Engie representa o setor das energias renováveis em Portugal. A companhia tem vindo a apostar no país, e recentemente anunciou uma parceria estratégica com o grupo EDP.

Com sede em Carcavelos, a Legrand é outra firma francesa que marca presença no território português — é um grupo multinacional especializado no fabrico e comercialização de materiais elétricos e hidráulicos.

Auchan/Jumbo, Leroy Merlin, Decathlon, Intermarché, Leclerc, Conforama, La Redoute, Fnac e a Decathlon são algumas firmas francesas em Portugal no setor do retalho/comércio.

Outra grande empresa francesa em Portugal é a Altice, que detém a Meo. O grupo finalizou a aquisição da PT Portugal em 2015, tornando-se um dos maiores empregadores do país. A firma tem como meta contratar mais 200 colaboradores, em 2019. 

Setor financeiro aposta em Portugal

Nos últimos anos, houve várias companhias francesas ligadas ao setor financeiro a eleger o país como a sua base para criar centros de tecnologias de informação e transferir outras atividades. O BNP Paribas escolheu Lisboa para fixar parte das suas atividades, continuando a contratar para diversas áreas, desde gestão de risco, gestão de ativos, backoffice ou mercados de capitais. Conta com 1.800 profissionais no país.

Já o banco de investimento francês Natixis abriu um centro tecnológico no Porto, em 2017, tendo transferido para o país as tecnologias da informação. Atualmente, tem 550 funcionários em Portugal, mas a meta é alcançar os 700 colaboradores até ao final de 2019. 

A Euronext, a gestora das bolsas de Paris, Amesterdão, Bruxelas e Lisboa, também está a investir em Portugal, através da criação de um centro tecnológico no Porto, que arrancou em 2017 com 140 colaboradores.

Agora que sabe das oportunidades laborais no país, conheça as vantagens da conta NB Golden Key e junte todos os serviços bancários e financeiros numa mesma solução.

Está a pensar numa mudança para Portugal?

De que preciso para comprar casa?

Ler artigo

O parceiro certo para financiar a sua casa

Saber mais