Compras em Portugal: o que vale mesmo a pena oferecer

Tem família e amigos no estrangeiro e gostava de lhes oferecer um produto tipicamente português? Saiba quais as melhores compras em Portugal e como as pode enviar.

Conheça o nosso guia com as melhores compras em Portugal, para que possa enviar àqueles que mais ama e que estão longe. Deste modo, leva um pouco de si e faz chegar um pouco do aroma do país a quem está longe. 

O que deve comprar?

Quando pensa nas compras em Portugal, deverá apostar em produtos tipicamente portugueses, por representarem verdadeiramente o país. Deste modo, ajuda o comércio nacional e à sua expansão, ao mesmo tempo em que faz um mimo a quem se encontra distante. Vamos a isto!

Compras em Portugal:

Cortiça

Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo. Este produto altamente versátil, muito utilizado para manutenção de temperaturas, por exemplo, tem vindo a ser cada vez mais empregue em artigos diversificados, tanto na moda como em peças de utilização no dia-a-dia. Resistente, versátil, reciclável e hipoalergénico, com qualidades térmicas e acústicas, é muito apreciado na conceção de peças de arte, de artesanato e de decoração.

Louças e cerâmicas

ceramica

Num âmbito completamente distinto, as louças portuguesas representam em larga escala um outro aspecto da cultura nacional e a sua tipicidade transporta-nos imediatamente às origens nacionais. No campo das cerâmicas, é de destacar as das Caldas da Rainha, de Alcobaça, de Porches e de Coimbra e, quanto às louças, sugerimos que aposte nas famosas peças Vista Alegre ou Bordalo Pinheiro, na louça artística das Caldas da Rainha ou ainda na louça de Óbidos, ao mesmo tempo em que lembramos também a azulejaria de Setúbal, da fábrica Viúva Lamego e de Santa Rufina.

Bordados e rendas

Os bordados da Madeira ilustram pormenores da cultura portuguesa que deverão ser preservados e, a par com os bordados de Nisa e de Viana do Castelo, competem com as colchas de Castelo Branco. Os lenços dos namorados do Minho e de Vila Verde são outros artigos onde se vê espelhada esta cultura que ainda hoje é muito apreciada. Mas é importante não esquecer as rendas nacionais, cuja versatilidade leva a que possam ser utilizadas para toalhas de mesa, de rosto ou lençóis. Destaque para as rendas de bilros de Peniche e de Vila do Conde, para as rendas de nós de Pinhel e para a renda de Nisa.

Azeite

Há quem lhe chame o ouro líquido, por ser tão rico em termos alimentares e a verdade é que o azeite português ocupa lugar entre os melhores de todo o mundo. Uma simples compra num supermercado pode, por isso, encher o coração de quem, lá fora, a ele não tem acesso. Há várias marcas portuguesas de qualidade que pode adquirir, que vêm de regiões como Ferreira do Alentejo e Abrantes.

Vinho e espirituosos

São muitas as bebidas portuguesas que pode comprar e que certamente irão animar os seus presenteados. Desde o vinho tinto, branco ou verde ao Porto e a bebidas mais fortes como o medronho, a ginginha de Óbidos, a poncha e o vinho da Madeira são muitas as opções, todas elas com merecido reconhecimento internacional que vale mesmo a pena comprar… e enviar!

Queijos e enchidos

Eis duas indústrias onde Portugal é forte em todo o seu território. Desde os queijos mais amanteigados, como o famoso queijo da serra, aos queijos secos, de ovelha, de vaca, de cabra ou de mistura, são tão variadas as ofertas existentes que mais parecem feitas à medida da diversidade dos gostos, com diferenças na sua consistência, paladar e grau de gordura. Há apostas seguras, como o já referido queijo da serra da Estrela, o queijo de Serpa, o queijo de Nisa, o queijo de S. Jorge e o queijo de Azeitão.

Alheiras, chouriços, farinheiras, linguiças, morcelas e salpicões dominam a lista de enchidos tradicionais portugueses e podem ser encontrados na zona do Alentejo, nas Beiras ou em Trás-os-Montes. Têm a característica de nos transportar de imediato para a cultura rural portuguesa e para memórias de reuniões familiares e de amigos sempre animadas. 

Doçaria e biscoitos

doces

Esta é outra área em que poderá perder-se a fazer compras. Desde os doces conventuais, onde o ovo é rei, ao famoso pastel de nata de Belém, às queijadinhas e ao pão de ló, são múltiplas as opções que poderá comprar em qualquer pastelaria de qualidade e que farão as delícias dos gourmets mais exigentes. No que diz respeito às bolachas e biscoitos nacionais, a aposta poderá residir nos beijinhos, nas roscas, nas queijadas e nos travesseiros, nas areias e noutros biscoitos de uma série de regiões. Muitos encontram-se facilmente em supermercados e em pastelarias, mas outros podem obrigá-lo a dar um passeio até às diferentes regiões do país para que possa comprá-los — é o caso das queijadas e dos travesseiros de Sintra ou dos ovos moles de Aveiro.

Como enviar?

Não há grandes restrições ao envio de artigos desta natureza para o estrangeiro. Desde que devidamente acondicionados e protegidos, poderá proceder ao seu envio pelo correio e até acompanhar o seu percurso através dos CTT até ao momento em que são entregues no destino. Obviamente que será o destino e o peso a ditar o valor do envio. Há o serviço de entregas expresso até 30 quilogramas e que consistem na forma mais rápida de enviar encomendas. Outra opção possível para enviar as compras em Portugal é a de solicitar na própria loja o seu envio, desde que a mesma ofereça este serviço. Nesses casos, poderá proceder à compra online e tratar imediatamente do envio da sua compra para o estrangeiro.

E quanto aos impostos e às taxas alfandegárias?

As taxas variam consoante se destine a um país que integre a UE ou não. Por isso, antes de proceder à compra de qualquer artigo, informe-se das taxas que o mesmo poderá implicar pagar no país de destino. Poderá fazê-lo junto da estação de correios mais próxima de si. Tenha ainda em conta o tempo de envio, que poderá ser eliminatório, sobretudo se estiver a enviar alimentos.

Está a pensar numa mudança para Portugal?

De que preciso para comprar casa?

Ler artigo

O parceiro certo para financiar a sua casa

Saber mais