Poupe tempo para as coisas importantes em Portugal

Saber mais

5 motivos para passar a sua reforma em Portugal

Portugal é um dos países preferidos dos europeus para passar a sua reforma. O país parece reunir todas as condições para quem quer aproveitar ao máximo os merecidos anos de descanso, depois de anos de trabalho. Descubra cinco motivos para passar a sua reforma em Portugal.

El Dorado e Flórida da Europa são alguns dos termos usados para definir Portugal enquanto destino de residência para muitos reformados europeus. Seja pelo clima, pelo baixo custo de vida ou pelo regime fiscal atrativo, há cada vez mais pensionistas estrangeiros que decidem mudar-se para Portugal. Conheça cinco bons motivos para passar a sua reforma em Portugal. Não perca tempo e comece já a fazer as malas.

Reforma em Portugal: As vantagens

1. Isenção de imposto

Passar a reforma em Portugal traz inúmeras vantagens, desde logo em matéria fiscal. Os reformados estrangeiros que se mudem para Portugal ficam isentos do pagamento de imposto sobre as suas reformas.

A isenção de tributação das pensões estrangeiras decorre de duas situações. A primeira prende-se com o Acordo de Dupla Tributação celebrado entre o país de residência e o país de origem. Esta convenção atribui ao país de residência o direito de tributar as pensões estrangeiras em vez de estas serem taxadas no país de origem. A segunda está relacionada com o regime fiscal para Residentes Não Habituais em sede de IRS. Ao abrigo deste regime, o Estado português isenta de tributação as pensões estrangeiras. Mas para isso é necessário que os reformados estrangeiros tenham o estatuto de Residente Não Habitual em Portugal e transfiram as suas reformas para o país. Este benefício fiscal tem, contudo, um período de duração limitado: dez anos. Ao fim deste tempo, a cobrança de imposto é progressiva.

2. Clima ameno e 300 dias de sol

Ao contrário de outros países da Europa, onde o sol é escasso e as temperaturas podem atingir níveis bastante baixos durante o Inverno, Portugal tem um clima ameno (as temperaturas dificilmente descem abaixo dos 10 graus Celsius). Com uma média de mais de 300 dias de sol por ano, o clima ameno é, sem dúvida, um bom motivo para passar a sua reforma em Portugal. O nosso país tem as condições ideais para quem quer desfrutar de uma reforma aprazível. Ao longo de todo o ano é possível usufruir de programas ao ar livre, como dar longas caminhadas à beira mar ou dar umas tacadas num campo de golfe. O difícil vai ser escolher o que fazer.

3. Baixo custo de vida

Boa qualidade de vida, boa comida e bom vinho. Tudo isto e muito mais é o que encontrará caso decida passar a sua reforma em Portugal. E o melhor é que não terá de pagar muito. Face a outros países europeus, o custo de vida em Portugal é significativamente mais baixo. Mesmo o preço das casas é inferior. A sua pensão irá proporcionar-lhe um maior poder de compra em Portugal do que aconteceria no seu país de origem. Seja almoçar num bom restaurante, passar um fim-de-semana fora ou assistir a espetáculos, não faltam atividades de lazer a preços convidativos.

4. Cuidados de saúde de topo

Com a idade da reforma chega também a necessidade de estar mais atento à saúde. Por isso, é essencial garantir o acesso a cuidados médicos de topo. Caso decida passar a reforma em Portugal, estará também a assegurar que vai poder usufruir de um sistema de saúde público de qualidade. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) garante a prestação de cuidados de saúde para todos os seus utentes. Fora do sistema público, existe uma ampla rede de cuidados médicos e clínicas privadas. Se preferir recorrer a serviços nestes hospitais privados, deve subscrever um seguro de saúde. Assim, terá acesso a estes serviços a custos mais baixos.

5. Paisagens para todos os gostos

Outro bom motivo para passar a reforma em Portugal é a beleza do próprio país. Apesar de o território nacional não ser extenso, Portugal encerra paisagens únicas e locais para viver para todos os gostos. Para quem está à procura de sol e praia, o Algarve pode ser o melhor destino para viver a reforma. Já quem procura a tranquilidade do campo pode comprar uma herdade no Alentejo ou uma quinta no Douro. Prefere viver na cidade? Lisboa e Porto são os locais que oferecem maiores potencialidades, em termos de oferta cultural e acesso a serviços. E as vantagens não se ficam por aqui. Na capital portuguesa, por exemplo, é possível viver perto da praia. A linha de Cascais é, aliás, um dos locais preferidos dos estrangeiros que se mudam para Portugal.

Agora que já sabe tudo sobre como passar a reforma em Portugal, está na hora de encontrar o parceiro certo para a sua vida financeira e usufruir do seu descanso. Boas mudanças.

Está a pensar numa mudança para Portugal?

Como posso ter benefícios fiscais?

Saber mais

De que preciso para comprar casa?

Saber mais