O que fazer em Portugal? 7 coisas que tem de fazer já

Acabou de chegar ao país e quer absorver o mais possível a sua cultura, certo? Vamos ajudá-lo. Descubra uma lista do que fazer em Portugal agora que cá vive.

Portugal é uma nação de antigas tradições, profundamente enraizadas pelo seu povo. E os portugueses fazem questão de as mostrar de forma orgulhosa. Se está a viver em Portugal há pouco tempo e quer experienciar algumas dessas tradições siga a nossa lista “O que fazer em Portugal”.

O que fazer em Portugal: a nossa lista de 7 coisas obrigatórias!

1 – Ir a uma casa de fados

Cantado nas ruas do país, sobretudo de Lisboa, desde o início do século XX, o Fado ganhou o estatuto de música nacional. E, além disso, é Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2011. Se vive em Lisboa ou perto, vá até aos bairros históricos da capital, como Alfama e Mouraria, procure um restaurante ou casa de fados com uma atuação nessa noite. E deixe-se encantar pela beleza de uma das mais belas tradições portuguesas.

2 – Assistir a um jogo de futebol

Com um estatuto quase religioso em Portugal, o futebol é o segundo dos tradicionais três “F’s” do país (fado, futebol e Fátima). Se já está a viver em Portugal e deseja embrenhar-se a fundo num ritual carregado de simbolismos e comportamentos muito próprios, assistir a um jogo de futebol é o melhor ponto de partida.

Ao fim-de-semana encontrará um jogo em qualquer vila ou cidade. Mas se pretende a crème de la crème do futebol nacional tente arranjar bilhetes para os famosos “clássicos”, os jogos entre os “três grandes”: Benfica, Porto e Sporting.

3 – Visitar o Santuário de Fátima e os grandes monumentos religiosos portugueses

Siga o costume anual de uma grande parte dos portugueses e faça uma visita ao Santuário de Fátima. Aprecie a sua imponência. E depois explore outros grandiosos monumentos religiosos portugueses. Alguns estão classificados como Património Mundial. É o caso do Convento de Cristo (em Tomar) e dos mosteiros da Batalha e de Alcobaça.

4 – Almoçar num restaurante tradicional ou numa tasca

O que fazer em Portugal assim que chegar? Uma das mais reveladoras experiências para conhecer melhor um país é ir, assim que possível, a um restaurante tradicional. Peça o que as pessoas da mesa do lado estiverem a comer, mesmo que não faça ideia do que é. Experimente fazê-lo em Portugal. Felizmente está com sorte. A gastronomia portuguesa é soberba. O mais certo é que lhe sirvam um típico prato de bacalhau (diz-se que existem 1001 maneiras de o preparar em Portugal!), ou umas deliciosas sardinhas assadas.

5 – Visitar uma adega ou cave de vinho

Portugal é um país de excelentes vinhos e conhecer a sua origem deve fazer parte da sua lista de coisas logo que estiver instalado. Visite uma adega ou uma cave e saiba mais sobre como é feito o vinho. As adegas mais conhecidas estão no Douro, no Alentejo, no Dão, no Minho e na Madeira. Mas sem dúvida que as mais visitadas são as de Gaia, onde estão as famosas caves de vinho do Porto.

6 – Divertir-se num arraial de aldeia ou nos Santos Populares

No verão não há aldeia, vila ou cidade que não tenha a sua festa. As mais conhecidas são as festas em honra de Santo António (em Lisboa) e de São João (no Porto). Ambas atraem milhares de pessoas anualmente. Mas para uma noite mais autêntica e tradicional, opte por um arraial de uma aldeia no interior do país e divirta-se a descobrir o que são coisas como quermesses, rifas, garraiadas e música pimba. Merece entrada direta na nossa lista “O que fazer em Portugal”.

7 – Passar um dia na praia

O que fazer em Portugal? Passar um dia numa das praias paradisíacas do país.

Ir à praia, ou “fazer praia” como os portugueses gostam de dizer, é uma das atividades nacionais favoritas em Portugal. Com um clima propício a vários meses de sol, inclusivamente muitas vezes fora do verão, sobretudo mais a sul, Portugal é um paraíso para banhistas, surfistas ou simples apreciadores de algumas horas ao sol.

Não espere mais e vá já a uma praia para perceber melhor a paixão dos portugueses pelos areais. Ah, e não se esqueça de comer uma bola de Berlim, o doce mais vendido nas praias portuguesas. 

Está a pensar numa mudança para Portugal?

Como posso ter benefícios fiscais?

Saber mais

De que preciso para comprar casa?

Saber mais