Cursos de Português para estrangeiros: onde e como aprender

Os cursos de Português para estrangeiros são uma excelente aposta para quem quer viver em Portugal, mas não sabe falar a língua. Conheça as escolas e as formas mais fáceis de começar a falar como um nativo, quase sem dar por isso.

Para quem chega pela primeira vez a Portugal, o contacto com a língua pode ser um pouco assustador. Afinal, não é por acaso que se diz que o Português é uma língua difícil de dominar.

O Foreign Service Institute fez um estudo para perceber quais as línguas do mundo que estão no top das mais difíceis de aprender. O tempo médio de aprendizagem do Português por parte de falantes de línguas estrangeiras ronda as 24 semanas, num total de cerca de 600 a 750 horas de aulas. Todo este tempo permite atingir um nível de proficiência linguística compatível com o desempenho de uma profissão em Portugal.

A frequência de cursos de Português para estrangeiros e a própria imersão na vida quotidiana portuguesa podem dar uma ajuda na forma como se aprende a língua.

Cursos de Português para estrangeiros

São muitas as pessoas que vêm para Portugal, atraídas por benefícios fiscais para os residentes não habituais. O sol, a cultura e o estilo de vida fazem o resto. O desconhecimento da língua não deve travar a paixão por tudo o que o país tem para oferecer. Com a passagem do tempo, o Português vai tornar-se familiar e cada vez mais fácil de compreender e de falar.

No entanto, um curso torna o caminho mais curto. Um curso de Português para estrangeiros pode ser uma boa forma de aprender rapidamente a língua. A oferta é variada, com custos e duração ajustados aos objetivos de cada um.

Preparámos uma lista de cursos de Português para estrangeiros, lecionados durante todo o ano ou apenas numa época específica. Encontre o melhor para si.

Cursos de Português em escolas de línguas

  • ALLIANCE FRANÇAISE
    Cursos de Português para estrangeiros. Aulas individuais ou em grupo. Formação para empresas.
  • CAMBRIDGE SCHOOL
    Cursos de Português desde o Certificado Inicial ao Diploma Universitário de Português Língua Estrangeira. Aulas em pequenos grupos ou aulas privadas.
  • LUSA LANGUAGE SCHOOL
    Cursos de Português intensivos ou em part-time, cursos online, aulas de conversação em grupo e aulas particulares.

Cursos de Português nas Universidades

Cursos de Português noutras entidades

  • INSTITUTO CAMÕES
    Cursos de Português em presença e à distância. Cursos de Português Técnico e Cursos de Especialização.
  • PROGRAMA PORTUGUÊS PARA TODOS
    Cursos de Português para imigrantes –  Iniciativa do Alto Comissariado para as Migrações.

Aprender online

Outras formas de aprender Português

Se não tem tempo nem paciência para se dedicar à aprendizagem formal da língua portuguesa, puxe pela imaginação. Existem várias maneiras de aprender a falar Português, mas vai precisar de ser persistente. Aos poucos, a língua irá parecer-lhe cada vez mais fácil. Primeiro, será capaz de compreender o que lhe dizem e, pouco tempo depois, já estará em condições de se fazer entender. Aproveite as sugestões que lhe deixamos e divirta-se.

  • Leia revistas e jornais portugueses, com o Google Translate à mão para perceber as expressões;
  • Assista a programas de televisão em Português para se habituar ao som das palavras e começar a desbloquear expressões;
  • Vá às compras e preste atenção aos nomes dos produtos;
  • Inscreva-se num desporto de equipa, ideal para uma conversa mais informal;
  • Use todas as oportunidades para praticar a língua portuguesa, inscrevendo-se em atividades próximas de sua casa (clubes ou juntas de freguesia são um bom ponto de partida);
  • Ouça música portuguesa, pesquise a letra e tente traduzir.

Frequentar um curso de Português para estrangeiros pode facilitar a sua integração no mercado de trabalho em Portugal. Saiba quais são as 5 etapas para trabalhar em Portugal.

Está a pensar numa mudança para Portugal?

Como posso ter benefícios fiscais?

Saber mais

De que preciso para comprar casa?

Saber mais